Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

sábado, 13 de setembro de 2014

Sobre Black Bloc


Desde o ano passado esse nome tá bem famoso e em evidência, muita gente se envolveu em grupos que aplicam a tática ou então passaram a criticá-los mesmo sem entender muito o porquê... Enfim, esse material de 40 folhas (mas são pequenas e com letras grandes e tem recortes e imagens) aqui foi escrito em 2000 por um anarquista americano usando o pseudônimo de "Struggle" e conta toda a história do surgimento do Black Bloc, a questão dos squatters, Alemanha, EUA, várias manifestações, e em 2004 foi traduzido e editado pelo Na Tora Produções Marginais. Material bem legal e essencial pra quem quer dar alguma opinião sobre o assunto.

Aproveitando que tô postando esse livrinho aqui, resolvi criar um blog como arquivo onde irei começar a escanear livros e zines, por enquanto tá só o que já tem aqui no blog, mas logo tem mais coisa e acho que vou ter uns colaboradores ajudando, quem quiser dar uma olhada o endereço é https://arcund.noblogs.org/

Segue o link pra download do material:
Black Blocs (2004)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Os Fanzines Contam Uma História Sobre Punks


Trabalho feito por Antônio Carlos de Oliveira, punk, zineiro, anarquista, ativista, historiador e um dos entrevistados em outro trabalho posto aqui. Ele organizou um arquivo imenso de fanzines punks, principalmente da década de 80, que estão no CEDIC da PUC/SP em Perdizes, lugar que quero um dia visitar.

O livro aqui traça a história dos punks através dos relatos dos zines entre '82 e '84, mas também algumas contextualizações pela própria experiência do autor. Apesar de até propôr um estudo e análise de porquês e tal, ele, por sorte, não se preocupa tanto com isso e vai logo falando, principalmente citando, o conteúdo dos zine, a visão dos punks sobre anarquismo, nazismo, suásticas, militarismo, religião, meio ambiente, mídia, violência, o conceito de "falsos punks" e, por consequência, "verdadeiros punks" sem falar a riquíssima parte sobre bandas e eventos,

O livro é sucinto de maneira geral, uma pena, mas a leitura é bem rápida, fácil e rica.




Eu dei uma pesquisada e vi que a editora responsável, a Achiamé, não o tem mais em catálogo, por isso estou aqui disponibilizando para compartilhamento (diferente de outros postados aqui que achei pela internet, esse foi eu quem escaneou) e eu sei que prensar um livro no Brasil é ser muito guerreiro e tenho total respeito, caso o autor ou editora se sintam lesados é só dar um toque aqui ou por email (pira_hc@hotmail.com) e eu retiro o link.


Sem mais, segue o link:

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Phuneral Punk - Os Sobreviventes 1977-2999

Lembro que muitos anos atrás li sobre esse projeto do Paulinho e fiquei maior instigado, queria muito ler, e acho que o livro demorou uns 12 anos pra sair, não foi? Enfim, ele tá circulando já faz um ou dois anos, e mesmo querendo muito pegar eu tava sempre enrolando e deixando pra depois, até que no final de semana retrasado eu fui pra São Paulo encontrar meu pai e rever uns parentes e reservei uns minutos pra colar no centro e ir atrás do Xinês (Excomungados, Garimpo Cultural) pra conseguir uma cópia dessa maravilha.

De todos os materiais que li acho que esse é o melhor de todos já feito sobre a cena punk nacional, trata sobre muitas coisas de '76 até 2001 mais ou menos, eventos, bandas, locais, gangues, pessoas, acontecimentos, mas principalmente, o sentimento de toda essa galera que criou e segurou a maior cena punk do Brasil, com depoimentos e pensamentos de vários integrantes, muitas fotos, recortes, cartazes e letras de músicas divididos 34 capítulos em cerca de 400 páginas feitas no total DIY.

Material histórico, e como o trabalho tá sendo lançado por conta própria sem interesses lucrativos e tal, eu escaneei só dois capítulos pra dar uma atiçada na curiosidade de vocês, e quem quiser adquirir, entre em contato com o Paulinho pelos emails: paulinhopunk_pp@yahoo.com.br, paulinhopunk_pp@hotmail.com ou pelo Facebook: Paulinho Punk

A única crítica que eu teria a fazer é que na parte de letras tem muitas de bandas já "conhecidas", eu sei que destacou os hinos, mas seria interessante ver letras de bandas como o Subsídio, F.M.V., To Phudydo!, Lixo Social, Mack e tantas outras que talvez a gente, galera das gerações a seguir, nunca vai ter a oportunidade de ouvir.
Enfim, excelente livro, recomendadíssimo pra quem curte punk e quer conhecer mais da sua história. Os contatos pra adquirir tão em cima, e aqui a palhinha que eu selecionei: